SAÚDE



A maioria dos salões não utiliza cera individual para depilação, principalmente quando só fazem esse trabalho. O comum é colocar o produto numa panela para aquecer não chegando nem mesmo a ferver e irresponsavelmente utiliza o produto em vários clientes. Esse processo é altamente perigoso, pois transforma o estabelecimento em uma espécie de roleta russa, pois uma pessoa pode contrair o vírus do HPV quando faz depilação da região íntima. Imagine se você for à próxima cliente a usar a mesma cera de quem está infectado?
Às vezes ocorre que a depiladora, ao terminar sua jornada de trabalho, recolhe do lixo os blocos de cera que foram utilizados em seus clientes, os aquecem, peneiram e reutiliza novamente em seus clientes e estes nem imaginam que isso acontece.
De acordo com o decreto 15270/ 93 é proibido à reutilização de cera para depilação. Não é permitido reaproveitá-la. Mesmo quando há sobra, esta tem que ser descartada, pois sua utilização coloca em risco a saúde das pessoas que desta se utilizarem através da contaminação causada pela reutilização deste material.
Sendo assim, também deverão ser descartáveis e eliminados todos os materiais que foram utilizados neste procedimento e deverão ser acondicionados de forma segura para que possam ser recolhidos oportunamente. 
Além da cera, a pinça, a agulha, o pente e a espátula usada para retirar a cera da panela e colocá-la na pele da pessoa são também meios para o contágio e propagação de diversas doenças, pois, além do HPV, que são infecções causadas por um grupo de vírus (Human Papilloma Viruses) há outras doenças tais como hepatite, verrugas, herpes e doenças bacterianas que vão desde a mais simples foliculite a graves infecções.
Portanto para que se combata esta forma de transmissão, orientamos que:
1- os profissionais envolvidos neste tipo de procedimento ofereçam a seus clientes um kit individual para depilação.
2- em hipótese alguma reutilize a cera para depilação.
3- os profissionais trabalhem utilizando Equipamento de Proteção Individual.
4- é necessário que a pele não se encontre em processo inflamatório tais como: acnes, foliculites, herpes, micoses, psoríase, etc.
Todos os profissionais precisam estar engajados no compromisso de assegurar um padrão de qualidade em relação ao seu cliente. Que tal começarmos pela saúde, que é uma das dádivas preciosas da vida?




Cosmetologia é o estudo e desenvolvimento de formulações cosméticas, baseadas na citologia, histologia, fisiologia, anatomia, farmacologia, bioquímica, microbiologia, química, física e cronobiologia. Como maior órgão do corpo humano, a pele desempenha funções primordiais para o equilíbrio do organismo, como: Proteção contra microorganismos invasores e perda de líquidos; Controle de temperatura, pelas glândulas sudoríparas e corrente sanguínea; Sensibilidade através de terminações nervosas; Síntese de vitamina D3 por meio da RUV (radiação ultra-violeta), no 7-desidrocolesterol.
Sistema tegumentar
Todos os sistemas que compõem o organismo são formados por estruturas denominadas células, que, ao se replicarem, formam os tecidos, que formam os órgãos e que formam os sistemas. O sistema tegumentar é composto por tecido epitelial de revestimento sendo, em sua porção mais externa, denominado epiderme, e por tecido conjuntivo, localizado na camada abaixo da epiderme, chamado derme. A epiderme é formada por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Sua principal e mais abundante célula são os queratinócitos. Contém, ainda, melanócitos que promovem a cor genético-racial dos indivíduos e protegem o DNA dos malefícios do excesso de exposição solar. Outras células são as células de Langerhans, com importante papel imunitário, e as células de Merkel, com função tátil. Possui, ainda, anexos, como as glândulas exócrinas sebáceas e sudoríparas, pelos e unhas, e não possui vascularização, recebendo da camada subjacente, derme, os produtos metabólicos necessários para a homeostasia celular. A camada mais profunda, basal ou germinativa, composta por queratinócitos com grande atividade mitótica, repousa sobre uma lâmina basal, que limita a epiderme e a derme, onde as células ao serem produzidas são empurradas em direção à superfície, afastando-se da base da qual recebiam nutrientes necessários para sua sobrevivência.  Desta maneira, se inicia um processo de diferenciação morfológica e bioquímica, tornando-as achatadas e anucleadas, passando a serem denominadas queratina, uma proteína fibrosa e muito resistente, que dá origem à porção mais externa, o estrato córneo. Promovendo a coesão entre as células do estrato córneo, encontra-se o cimento intercelular, que é formado a partir de uma das etapas de degradação do queratinócito, o qual, na fase ou camada granulosa, a partir dos grânulos de queratohialina, dará origem a aminoácidos livres que mais tarde serão utilizados na constituição do natural moisturizing factor (NMF = ureia, aminoácidos, PCA-Na, ácido hialurônico e outros) ou convertidos em ácido urocânico ou ácido pirrolidônico carboxílico (PCA).
As glândulas sebáceas (que secretam triglicerídeos, ácidos graxos livres, colesterol e ésteres de colesterol) têm importante papel na determinação dos tipos de pele e na escolha dos cosméticos e veículos adequados para a manutenção do aspecto da superfície e na saúde cutânea, e junto com o produto das glândulas sudoríparas (água, sódio, potássio, cloreto, ureia, amônia e ácido úrico), produzem o manto hidrolipídico, considerado um verdadeiro “cosmético natural emulsionado”, quando liberado em quantidade equilibrada.
A derme é composta por uma grande quantidade de matriz extracelular ou substância fundamental (gel viscoso composto por água e macromoléculas – glicosaminoglicanas, proteoglicanas, glicoproteínas e ácido hialurônico), na qual sua principal célula, o fibroblasto (célula jovem), está inserida, sendo responsável pela produção dos glicosaminoglicanos (GAGs) e glicoproteínas, e por fibras reticulares, colágeno e elastina. Também encontram-se fibrócitos (células velhas), fibroblastos que já produziram GAGs e glicoproteínas.  Para que todas as estruturas que compõem o sistema tegumentar possam cumprir seu papel, assim como todos os outros sistemas orgânicos, é necessário que substâncias químicas, como hormônios, enzimas e neurotrasmissores, cheguem diariamente aos seus órgãos-alvo.
Uma área recente da biologia, a cronobiologia, pesquisa as alterações fisiológicas e sua relação com o tempo, ritmo ou relógio biológico (ritmo circadiano).  Relógio biológico é um sistema interno do organismo comandado pelo sistema nervoso central (SNC), que regula o comportamento de modo rítmico, funções como crescimento, nutrição, produção, ciclo menstrual, ciclo vigília sono e reprodução, que coincidem com eventos externos como o dia e a noite, as marés e as estações. A cronobiologia estuda os processos vitais que se repetem ao longo de do ciclo ou ritmo circadiano (latim: circa diem = cerca de um dia).
Para o Prof. Dr. Luiz Menna Barreto, os ritmos biológicos dependem dos núcleos supraquiasmáticos (NSQ), localizados no hipotálamo, receberem sinais sensoriais acerca da duração do dia (níveis de luz).
A glândula pineal participa na organização temporal dos ritmos biológicos, atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatórios fisiológicos. A melatonina é um neuro-hormônio produzido pela glândula pineal e, acredita-se, apresentar como principal função regular o sono. Esse hormônio é produzido a partir do momento em que fechamos os olhos. Na presença de luz, entretanto, é enviada uma mensagem neuroendócrina bloqueando a sua formação, portanto, a secreção dessa substância é quase exclusivamente determinada por estruturas fotossensíveis, principalmente à noite.
A secreção de hormônios em nosso organismo é controlada por dois estímulos, o estresse e o relógio biológico. Outros dois hormônios importantes são o cortisol e a adrenalina, produzidos pela suprarrenal, que dentro do ritmo circadiano, têm suas concentrações diminuídas à noite, e aumentadas nas primeiras horas da manhã. A adrenalina controla o aumento da pressão arterial, o ritmo cardíaco e o metabolismo geral, e o cortisol afeta o metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios na maioria dos tecidos. A influência do ritmo (ou ciclo) circadiano na pele trata do período de regeneração que ocorre durante a noite quando as taxas desses hormônios se encontram baixas. As células sofrem influência direta do relógio biológico, funcionando conforme ciclos anuais, mensais e diários, demonstram no período noturno, maior atividade regenerativa pelo aumento da microcirculação capilar, proporcionando aumento do tamanho dos queratinócitos e aumento da divisão celular.
O estudo da cronobiologia na pele trata da influência dos níveis de cortisol que aumentam nas primeiras horas da manhã, promovendo:  Aumento na respiração  Diminuição da imunidade; Aumento na secreção sebácea; Aumento da camada lipídica; Diminuição da permeabilidade cutânea (PC).
Durante o período noturno a concentração do cortisol diminui e possibilita: Entre 20 e 22 horas – Sistema nervoso periférico (SNP); Dilata os capilares; Aumenta o aporte sanguíneo; Aumenta a oferta de nutrientes e oxigênio; Aumenta o metabolismo basal. Entre 22 e 2 horas: Reduz as secreções sebáceas e sudoríparas; Diminui a barreira pelo manto hidrolipídico; Facilita a PC.
Conclusão
A cronobiologia tem importância fundamental para a aplicação e elaboração de cosméticos mais eficazes, levando em consideração que, no período diurno, a pele deve ser protegida contra a radiação ultravioleta, a poluição e a desidratação superficial por meio de ativos umectantes e formadores de filme. E que, o período noturno, deve ser reservado para a utilização de princípios ativos antioxidantes, nutritivos, clareadores, anti-inflamatórios, vitaminas, oligoelementos e hidratantes ativos encontrados no NMF.





A L'Oréal e Unesco criam um projeto em 2001, Cabeleireiros Contra Aids. Nos escritórios da L'Oréal e Unesco na África do Sul as instituições lançam um projeto de prevenção à AIDS através dos treinamentos de beleza oferecidos pela empresa a cabeleireiros em todo país. Os resultados foram tão animadores que as duas instituições decidiram lançar o programa Cabeleireiros Contra Aids em escala global. ...O calendério conta com a participação de grandes artistas e cabeleireiros renomados. A criação do Calendário 2012 Cabeleireiros Contra Aids tem por objetivo promover a prevenção à AIDS, trazendo a cada mês uma mensagem informativa, e angariar fundos para a Sociedade Viva Cazuza, instituição criada há 21 anos no Rio de Janeiro e reconhecida nacionalmente. A casa fornece abrigo, tratamento médico, educação, reintegração familiar, lazer e cultura para crianças que vivem com HIV/AIDS. Adquirindo o Calendário que custa R$ 10,00 você faz sua contribuição para Sociedade Viva Cazuza. Se desejar doar alimentos, remédios ou algum produto, você poderá acessar o site e obter mais informações. www.vivacazuza.org.br. E se desejar doar espécie: Banco Bradesco, agência 0887-7, C/C 26901-8. Visite : www.vivacazuza.org.br.A L'Oréal Professionnel e a Danny Cosméticos de Americana (Fernando de Camargo) estarão juntas no Dia Mundial da luta contra a AIDS dando a oportunidade aos profissionais da beleza contribuírem com a campanha, porque quem cuida da Beleza, cuida da saúde! Dia 01/12/11 das 10 às 15h no Centro Técnico da Danny Cosméticos, você poderá comprar o Calendário Cabeleireiros Contra Aids. Além de ajudar as crianças e adolescentes da Sociedade Viva Cazuza, você ainda vai ficar mais bonito(a) na foto. Simples assim, você participa da campanha com apenas R$ 10,00, leva o calendário, recebe da equipe técnica de L'Oréal Professionnel um tratamento em seus cabelos + 1 linda foto com sua contribuição na campanha! Esperamos por vocês! Use sua voz, use sua força por um mundo mais bonito e sem AIDS.



  

HEPATITES VIRAIS - PREVENÇÃO PARA SALÕES E MANICURES

Dra. Lívia Melo Villar
Biomédica, Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz

As hepatites virais são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os cinco principais tipos (A, B, C, D e E) são causados por vírus que podem passar de uma pessoa para outra.

As hepatites, geralmente, não apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina fica escura e as fezes ficam mais claras. Milhões de pessoas só percebem que estão doentes quando as manifestações já são graves, ao constatarem que estão com cirrose ou câncer de fígado, por exemplo.

Por conta disso, recomenda-se a quem transou sem camisinha, recebeu transfusão de sangue antes de 1993, sofreu acidente durante a lavagem de instrumentos ou compartilhou agulhas e seringas, que procure um serviço de saúde e realize o teste das hepatites.

Manicures e pedicuros têm direito à vacina para a hepatite B

A vacina contra a hepatite B está disponível para pessoas com maior risco de exposição à doença, como é o caso de manicures e pedicuros. Se você ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde. Porém para ficar protegido, a pessoa deve tomar as três doses da vacina. Depois de tomar a primeira, as datas das próximas doses serão marcadas no seu cartão de vacinação. Compareça novamente à unidade de saúde nas datas agendadas e não esqueça o seu cartão.

Medidas gerais de prevenção das hepatites virais

Para a prevenção das hepatites A e E, deve-se ingerir água tratada e alimentos bem lavados, lavar as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro e cozinhar bem mariscos e frutos do mar.

Para a prevenção das hepatites B, C ou D, deve-se utilizar a camisinha durante o ato sexual, não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas, usar seus próprios instrumentos de manicure e pedicuro, utilizar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens e de piercings, serviços de saúde, etc e vacinar o recém-nascido na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida.

Como evitar a transmissão de hepatites virais em seu Salão de Beleza

1. Lave as mãos com água e sabão líquido por, no mínimo, 40 a 60 segundos, antes e depois de atender cada cliente.

2. Use luvas descartáveis para cada cliente. Use-as apenas uma vez e troque-as ao terminar o atendimento.

3. Use materiais descartáveis: luvas, lixa para unhas e pés, palitos, protetores de plástico para cubas e bacias. Despreze os materiais descartáveis em recipientes resistentes à perfuração e com tampa.

4. Use toalhas individuais para cada procedimento. Uma toalha diferente deve ser usada para cada procedimento, mesmo que seja para o(a) mesmo(a) cliente. As toalhas descartáveis devem ser desprezadas após o uso. As de tecido devem ser lavadas e embaladas em saco plástico individual e guardadas em local limpo, seco e arejado até serem usadas novamente. Retire a toalha da embalagem plástica na frente do(a) cliente.

5. Esterilize seus instrumentos em autoclaves ou estufas: a esterilização é o processo que destrói todos os tipos de vírus, bactérias e fungos. . Os instrumentos precisam permanecer durante uma hora a 170ºC ou duas horas a 160ºC. O equipamento deve possuir, além do termostato (botão do equipamento que registra a temperatura), um termômetro externo. A porta do equipamento não poderá ser aberta durante o processo de esterilização e, quando isso ocorrer, todo o processo deve ser iniciado novamente. É importante que a temperatura e o tempo da esterilização sejam controlados utilizando um impresso.
Aproveite para mostrar o seu trabalho: abra a embalagem ou caixa com instrumentos na frente do(a) cliente.

6. Utilizando uma luva de borracha, lave bacias e cubas com água e sabão líquido ou detergente após o término do atendimento de cada cliente.

7. Limpe adequadamente seus instrumentos de trabalho: alicates, espátulas, cortadores de unha, palitos de metal. Guarde-os em embalagens compatíveis ou em caixas de alumínio ou aço inoxidável (ideais para esterilização nas autoclaves e nas estufas). Todos os pacotes devem ser identificados com a data da esterilização e o nome do profissional que os preparou.

8. Mantenha os móveis limpos. A desinfecção do mobiliário deve ser feita com álcool 70%, após o atendimento de cada cliente.

9. Organize a rotina de limpeza. Todo estabelecimento de beleza pode elaborar um manual de rotinas e procedimentos realizados por manicures e pedicuros, para facilitar o trabalho diário e garantir a segurança de todos os profissionais e clientes.

10. Alerta para a depilação. Para evitar a contaminação com sangue ou secreções, deve-se utilizar espátulas descartáveis, separar a cera em outro recipiente e descartar, em seguida, o que foi utilizado. No ato de desencravar os pelos, ou retirar a sobrancelha, recomenda-se que a pinça seja esterilizada ou do(a) próprio(a) cliente.

11. O ideal é que cada pessoa tenha o seu kit. Estimule os(as) seus(suas) clientes a levarem seus próprios instrumentos. Seus clientes têm o direito de exigir materiais limpos e esterilizados

Fonte: Meu Salão Livre das Hepatites – Manual de prevenção para manicures e pedicures (Ministério da Saúde).



 
MERGULHO X ESTRESSE
Beleza Total em Qualidade de Vida

Alexandre Ornellas
Fotógrafo e Instrutor de Mergulho (CMAS).
Biólogo e Doutor em Ecologia (UFRJ)
picasaweb.google.com/marinelifephoto

 
O mergulho é uma excelente atividade, seja de forma profissional ou como hobby. Além de ajudar na melhoria do condicionamento físico, pode contribuir para evitar em médio prazo, rinites, sinusites e outras doenças crônicas das pessoas que vivem nos centros urbanos. Pode também servir como terapia contra o estresse do dia-a-dia.
Essa “terapia” pode inclusive ser um estimulante para a vida profissional. Quem teme algo, seja o que for, tem atitudes limitadas. E hoje o mercado busca pessoas que possuam iniciativa, corram riscos e tomem decisões rápidas em qualquer situação. Todo mundo pode aos poucos superar seus limites.
É sempre bom lembrar que o mergulho é um esporte apaixonante e por esse motivo deve ser praticado com a máxima segurança, pois o meio aquático não é o nosso meio natural de locomoção, devendo ser respeitados procedimentos de segurança e avaliação médica adequados para a prática.

Os tipos de mergulho mais populares são o mergulho livre (apnéia) e o mergulho autônomo (SCUBA)
O mergulho livre é o mais simples e qualquer um pode praticá-lo com orientação de especialistas e sem equipamentos caros. No mergulho livre o praticante usa apenas uma máscara, snorkel e nadadeiras. E existem técnicas respiratórias que são eficientes na melhoria da performance do mergulhador em relação ao tempo que consegue permanecer com a respiração suspensa embaixo d´água.
Já o mergulho autônomo, não é complicado, mas requer a ajuda e acompanhamento de profissionais, pois necessita o manuseio do material, domínio da técnica e da fisiologia básica que exige conhecimentos precisos e bem interiorizados. Por isso requer certificação para a prática, tanto no litoral brasileiro, no Caribe ou em outros mares no mundo.
As pessoas interessadas devem fazer um curso de iniciação ao mergulho autônomo. Existem vários cursos, de certificadoras internacionais (Ex: CMAS, PADI, NAUI, etc.). Uma boa alternativa para quem não tem muito tempo disponível é realizar um curso intensivo em um final de semana.
O curso básico leva cerca de 20h, no início pode ocorrer certo desconforto devido ao equipamento, a roupa de neoprene, o colete equilibrador, o regulador e o cilindro nas costas; mas depois que isso é superado podemos aproveitar e relaxar! Pairar sobre um costão rochoso ou recife de coral, e apenas respirar, controlando a nossa flutuabilidade através da inspiração e expiração (mudança na quantidade de ar que temos nos pulmões). É uma sensação de liberdade indescritível!
Podemos ainda interagir com os peixes e outros seres marinhos e contemplar a biodiversidade de vida, formas, texturas e cores encontradas nesses ambientes subaquáticos.
Além disso, é uma ferramenta importante na busca pela consciência ambiental nas pessoas, pois o turismo ecológico associado ao mergulho em áreas protegidas em muitas partes do mundo arrecada milhões de dólares anuais e gera muitos empregos e oportunidades de trabalho dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário