MAKE














Maquiagem, a arte do detalhe.
Há 25 anos no mercado da profissão Beleza, maquiadora e
cabeleireira formação SENAC RIO. Docente de maquiador
Profissional, atualmente trabalho numa empresa de
grande porte e conceituada no mercado de beleza.
Em 2005, realizei meu sonho concluindo o curso superior
TECNÓLOGA EM BELEZA ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL.
Acessem meu blog:
http://make-upftimacosta.blogspot.com


Desvendado os mistérios da pele negra...
A pele das negras e das mulatas requer cuidado especial. São peles resistentes ao Sol, que não têm tendência a ressecamento ou rugas - o que é uma maravilha! - mas isso não quer dizer que não precisem de produtos específicos. Estudando as cores primárias em proporções iguais (azul, amarelo e vermelha= marrom), na distribuição de pigmentos da cor, a pele quanto mais escura a profundidade da cor negra é maior quantidade de azul são as negras pura africanas que na maquiagem tem tendências acinzentar. Neste caso usamos o corretivo de cor vermelho ou blush mineral coral em toda pele para matizar a cor cinza e pó terracota alaranjado micronizado para finalização. E na distribuição de pigmentos da cor, a pele quanto mais avermelhada a cor negra é maior quantidade de vermelho são as negras jambo (mistura de negro com índio).  Neste caso igualamos a cor mais clara com o corretivo alaranjado até chegar à cor ideal da pele jambo e finalizamos com o pó terracota micronizado alaranjado. Finalizando, na proporção de distribuição de pigmentos da cor, a pele quanto menos escura a profundidade da cor negra é maior quantidade de cor amarelo são as negras oliváceas (“mulatas” misturas das raças).

Já sabemos que a pele negra possui muitas nuances de cores que devem ser analisadas na hora de se escolher a bases ou pós ou pancakes, para um make perfeito. Finalmente o mercado de cosméticos acordou com uma boa diversidade e a cada semana aparecem novos produtos de beleza para negras, (corretivos coloridos, laranja e vermelho são os mais usados) para uniformizar a pele. O tom da base como sempre, deve ser os mais próximos possíveis do tom da pele mais escura. Lembre-se de que tons claros podem botar tudo a perder. O pó facial também deve ser do tom adequado da pele – talvez seja mais fácil encontrar o tom adequado, mas o maquiador deve ter alguns deles à mão. Para o blush, recomendam-se as tonalidades alaranjadas ou vinho. As sombras em tons quentes são as mais indicadas; sombras dourados, acobreados, alaranjados, azul escuro, ameixa e vermelhos enfim, em todos que variem do vinho ao rosa-pálido. Evite os tons frios e cores claras. A noite pede ousadia com as cores “metálicas”, mas nunca abaixo das sobrancelhas. Os olhos das negras ganham mais charme com mascaras de cílios preto e delineador, produtos que jamais devem ser dispensados na maquiagem. Marrom, cobre ou vinho é boas opções de batom. As cores escuras funcionam bem nos lábios carnudos. Não custa repetir que a maquiagem da pele negra pede tons vibrantes ou contrastes nos olhos e na boca, a parte interna das pálpebras em geral possui um tom vermelho acentuado, o que prejudica o equilíbrio da maquiagem. Uma simples aplicação de lápis preto na parte de dentro das pálpebras pode amenizar. O blush é dispensável, mas, quando usar, dê preferência aos tons rosados, vinho ou alaranjado. Delinear a boca contornando-a com o lápis marrom ou castanho. Preencher com batom acobreado ou vinho. Os brilhos dourados junto com os vermelhos também são boas opções. E boas festas!


Maquiagem em Alta Definição 3D
AIr Brush


Por Juranda Xavier



Técnica usada inicialmente por maquiadores no cinema e maquiagem de efeito especial, começou a invadir as passarelas e agora invade os salões de beleza.
Com a chegada da Tv digital e todo o equipamento que envolve filmagem e fotografia em HD (High Definition), essa maquiagem está super em alta por conta da sua perfeição e durabilidade, escondendo manchas, estrias, varizes, rugas e atenuando marcas de acne sem deixar a pele pesada. Sua diferença está na aplicação e nos produtos usados. A aplicação feita com a mão humana com bases e corretivos comuns e até mesmo produtos de HD, nos traz um resultado de excessos que se destacam como se estivéssemos olhando através de uma lupa, já a maquiagem de alta definição requer mais destreza e uso de equipamentos e produtos próprios.
O trabalho é executado com um aparelho chamado Aerógrafo (Air  brush em inglês),  que vem mudando o conceito de beleza da  maquiagem social com um apelo mais leve,  pois sendo aplicada com aerógrafo que libera o produto em pequenas e suaves partículas de bases, sombras e blushs a base de silicone com polímeros menores do que os comuns,  se diferenciando quando feita  pela mão humana. A grande vantagem de uma maquiagem de alta definição é o resultado com mais naturalidade pois os produtos fundem com a pele onde microgrânulos que simulam “pixels” secam e são captados pelos equipamentos de HD formando uma película praticamente invisível e principalmente natural.
Esse serviço hoje é muito solicitado por noivas no salão de beleza por conta de uma produção rápida, natural e duradoura, podendo ser maior que 12 horas.
Mesmo estando disponível  para venda a maquiagem em HD usada no aerógrafo tem uma composição mais específica,  por esse motivo é que muitos profissionais não se adequaram a nova tendência pois o uso da técnica deve ser utilizado por profissionais qualificados e que se especializaram, buscando assim um melhor resultado no trabalho e deixando a cliente em um nível  alto de satisfação; temos como exemplo a maquiagem em HD a base de silicone usada nas atletas do nado sincronizado fazendo com que a maquiagem tenha maior resistência  a água, um outro a base de água que é mais barata e com durabilidade menor podendo ser usada em editorias.
Durabilidade, naturalidade e uma pele excepicionalmente linda  é o grande hit do momento.





Um comentário: