MODA



 A construção de um modelo
O scouter é um profissional que está atento nas ruas a procura de new faces com potencial para despontar no mundo da moda. O olhar apurado de um scouter (Olheiro), vai indicar a pessoa cujas características são valorizadas pelo mercado.
A partir daí, essa pessoa é vista como um “diamante bruto”, que iniciará um trabalho de lapidação que transformará uma pessoa normal em um modelo.
Geralmente essa lapidação se inicia numa Escola de Modelos, um lugar onde aprenderá as técnicas de trabalho, bem como a adequação do visual para o mercado tão competitivo. É necessário o cuidado com a beleza, com produções de roupas e com a maneira que se comporta. Nessa área, um erro pode ser crucial! A escola de Moda, geralmente conta com especialistas que estão sempre prontos pra lapidar os diamantes que futuramente terão um valor de mercado bem elevado. Profissionais como dermatologista, nutricionista, dentista, personal hair, designer de sobrancelhas, professor de maquiagem, produtor de moda e lógico o professor de técnicas específicas da área, estão envolvidos no processo de construção de um modelo. Existem dois tipos de modelos, o comercial e o conceitual. O modelo conceitual, é o que leva o conceito do estilista para passarela e deve ter manequim entre 34 e 36, altura entre 1,75 a 1,81m. O modelo comercial é o que expõe (ou vende) o produto do fabricante para o consumidor; nesse caso o mercado não é tão rígido com os padrões, o modelo pode ser mais baixao e ter o manequim no máximo 40.  Inicialmente é feito um trabalho de base, onde o modelo aprende a conhecer melhor e valorizar o seu perfil (módulo básico: expressão corporal, consciência corporal, coordenação motora e postura). Publicidade: O modelo aprende a vender produtos através da interpretação.
Eventos: Para se trabalhar com eventos, o perfil do modelo deve ser comercial.
Modelo Fotográfico: O modelo aprende a vender produtos através de encartes, catálogos, editoriais e publicidade em geral. Modelo Passarela: Os modelos aprendem as técnicas nacionais e internacionais de desfile de moda. Encerramento: Desfile de formatura. É a oportunidade que os alunos tem de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo do seu preparo na escola de modelos.

Veja mais na edição de Dezembro/2011 da
Revista Profissional Beleza Total ligue 21 2622-9195 e peça a sua.




  

PRIMAVERA - VERÃO
2011/2012


MULHERES TROPICAIS E TROPICALIZADAS

Por Vini Vasconcelos Coluna, Produção e Styling
 Show Room Fato Completo Facebook

Make & Hair: Kadoo Lisbôa / Produção e Styling: Jhon Santana
Co-redator: Wallace Martins / Fotógrafo: Fabio Salgado
Modelos: Aline Rosa e Débora Amaral

Não há dúvidas que as mulheres brasileiras são misturas de latinidades. Nas calçadas nacionais temos a confirmação. Sugiro então que nesta primavera tenhamos um olhar cuidadoso às características tendenciosas ao bom gosto dos nossos vizinhos latinos. Não só admiráveis pelos seus traços específicos vistos nas mulheres argentinas, venezuelanas, haitianas, etc., mas também por sua beleza natural, que nos inspiram tendências para a primavera 2011 e 2012 das brasileiras.

Acentuam-se, no período, looks mais coloridos e, consequentemente, mais divertidos. Fazendo-nos referencia direta ao nosso movimento literário TROPICALISMO. Dentre várias vertentes deste cerne cultural, destaco as estampas e as belezas latinas nas cores vivas, nos contornos, quase reais das frutas e animais pintados, ilustrados, desenhados em obras. Cabíveis nas inspirações para estampas e para adereços da estação Primavera / Verão 2011 e 2012.

As flores, clássicas da estação, permanecem românticas, ao lado de maxi e extravagantes estampas. Também em evidências as imagens de pássaros muito utilizadas nos anos 90, como araras, tucanos, e todas nossas aves tropicais, que se tornam elementos decorativos e apreciáveis das coleções! Pergunto: Mulheres, não seria a hora de libertarem a imaginação?

Ainda nas estampas, as mais queridinhas das “mulheres antenadas” são aquelas com frutas... Frutas!?!  Então ... “Por que a manga da minha camiseta não é fruta?” - possível questionamento que mulheres primaveris podem fazer -, já que veremos as calçadas multicoloridas... Muito “laranja limão”, bastante “melancia”, e todas as outras que darão um ar super refrescante nos looks.

Para mulheres que sempre pensam na sensualidade que a estação proporciona, a atmosfera alegre e despojada dos países latinos indica idéia de leveza e sensualidade natural. Nada mais tropical que deixar os ombros visíveis! Esta é uma super aposta para aquelas que pretendem ficar em dia com a moda internacional. Para essas deusas, uma dica: ao avistarem uma peça com detalhes no ombro de vazado, não perca tempo... Não resista, experimente. Não existe uma mulher neste mundo que não fique SENSUAL. Sendo latino-americanas então... Ficarão exuberantes.

Outra super aposta que cai muito bem na estação é a barriguinha de fora!!! Calma, não se assuste e nem diga... haaaa... Isso é para as magrinhas. Não, bunitinha, tá valendo para todas... A barriguinha, neste caso, está acima - próxima ao estômago - assim como vimos na década de 70.

Com a releitura fashionista das características do Tropicalismo, os tops estão de volta e a calça de cintura alta permanece. As calças da estação são aquelas com movimentos mais largos, com cara de alfaiataria. A boca de sino e a pantalona são as calças que já dominam as novelas e podem deixar o visual extremamente chic para qualquer ocasião. Assim, as combinações top + calça cintura alta ou top + short cintura alta, deixam o estômago visível. Nesta combinação, o movimento tem muita relevância. O ideal é a utilização de tecidos naturais claros, como algodão, linho, seda e a viscose - que há muito tempo ficou esquecido.

Lembre-se, você é uma Gabriela (cravo e canela), dependendo, uma Carmem Miranda – imagem atrelada à caricatura da mulher latina, ciumenta, irritada, de sotaque carregado e exagerado. Então, muito cuidado com o exagero, os acessórios da tendência são hiper importantes. Não caia no ditado popular: “quer aparecer, coloca uma melancia na cabeça.!" Tudo sem extravagâncias!!